De origem indígena, a palavra “mojica” significa “o que vem do rio com mandioca”. O termo dá nome a um dos pratos mais característicos da culinária de Cuiabá (MT), a Mojica de Pintado.
Além é claro do filé de pintado, temperado e cortado em cubos, e da mandioca, picada da mesma forma, o prato típico do Mato Grosso leva em sua receita tomate, cebola, alho, gordura de peixe ou óleo de soja, cheiro verde, pimenta de cheiro e sal.
Pintado
Nomes populares
O peixe de água doce chamado Pintado é conhecido popularmente como Surubim-Caparari, Brutelo, Caparari e Moleque.
Nome científico
Pseudoplatystoma corruscans.
Distribuição geográfica
Sua espécie é distribuída em várias Bacias brasileiras, com maior importância no Pantanal e na Bacia do Rio São Francisco (Estados de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul).
Características
O Pintado é um peixe de couro, com coloração acinzentada e diversas pintas pretas cilíndricas pelo corpo. Já seu ventre tem uma coloração esbranquiçada. Seu corpo é alongado e roliço. Sua cabeça é grande e achatada, com dimensão entre 1/4 a 1/3 do tamanho do corpo. Apresenta longos barbilhões. Possui ferrões junto às nadadeiras laterais e dorsal. É apreciado por sua carne muito saborosa. Pode alcançar pesos próximos a 80 kg e quase 2 m de comprimento.
Sites: www.cpt.com.br
www.brasilimperdivel.tur.br/mojica-pintado-cuiaba/
Nenhum comentário:
Postar um comentário